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miércoles, 21 de abril de 2010

A PERSPECTIVA CRÍTICA DIALÉTICA

Para a perspectiva teórica, a relação social está situada na lógica da divisão de classe social e esta , por sua vez está inserida na lógica da divisão do trabalho. (Marx e Engels p39) assinalam que o primeiro pressuposto de toda existência humana e portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder fazer história. Partindo desse pressuposto há três aspectos ou momentos que coexistem desde os primórdios da História:

  • produção dos meios que satisfaçam as necessidades básicas da existência( comer, vestir, ter habitação)

Para la perspectiva teórica, la relación social en la lógica de la división de clase social y esto a su vez se incrusta en la lógica de la división del trabajo. (Marx y Engels P39) indican que la primera premisa de toda existencia humana y por lo tanto toda la historia, es que los hombres deben ser capaces de vivir con el fin de hacer historia. Bajo este supuesto, hay tres aspectos o momentos que han coexistido desde el principio de la historia:

* Medios de producción que satisfagan las necesidades básicas de la vida (comer, vestirse, tener una vivienda)




  • a produção das novas necessidades;
em decorrência tem-se necessidades de procriar e daí advem a relação entre homem e mulher, entre pais e filhos, a criação da família.Para Marx e Engels (1986), “esta família que no início é a única relação social, torna-se depois , quando as necessidades ampliadas engendram novas relações sociais e o acréscimo população engendra novas necessidades, uma relação secundária”

* La producción de las nuevas necesidades;

se ha debido y debe procrear De ahí la relación entre el hombre y la mujer, entre padres e hijos, la creación de família.Para Marx y Engels (1986), "la familia de este en un principio es la única relación social, se amplió cuando las necesidades y generar nuevas relaciones sociales que engendra mayores necesidades de nueva población, una relación secundaria "




Assim a produção de vida - tanto da própria , no trabalho, como da alheia na procriação – aparece como dupla relação natural (para a procriação) e social. Marx e Engels(1986.p.42) entendem por social a cooperação de muitos indivíduos, quaisquer que sejam as condições , modo e a finalidade.


Así, la producción de la vida - tanto en su propia obra, como los otros en la procreación - parece doble relación natural (para la procreación) y social. Marx y Engels (1986.p.42) se entiende por cooperación social de muchas personas, independientemente de las condiciones, forma y propósito.





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